www.laerciobeckhauser.com http://br.youtube.com/labeckhauser

LAÉRCIO  BECKHAUSER =  LBW +  Cosmos Brasil World

"Conhecimento é poder"  - Leia os textos! - LBW =  Beckhauser agradece!!!

(Lalá do Brasil) Labeck = LBW
Meu Diário
21/01/2012 23h11
Saiba como cuidar melhor do idoso em casa.
Saiba como cuidar melhor do idoso em casa.



 

A população do Brasil está envelhecendo. Esta é uma realidade que a Europa vive há algum tempo.
E, a medida em que essa mudança acontece, o consumo também sofre alterações, ou seja, atualmente, o investimento nas adaptações que aumentam a segurança privada aumentou na busca de melhorar a qualidade de vida com a chegada da melhor idade.

Em pesquisa divulgada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aponta que a participação na economia do País diminuiu entre a população com idade até 25 anos. Essa participação entre pessoas com 65 anos ou mais era de 4,8% em 1991, passou para 5,9% em 2000 e chegou a 7,4% em 2010.


Transição demográfica:

Natalidade: relação entre o número de nascidos vivos e o total da população em um dado lugar, num dado período de tempo. Calcula-se a taxa de natalidade dividindo-se o número de nascidos vivos em um ano pelo número de habitantes (do país, região ou cidade).

Mortalidade: número de pessoas que morrem em determinada época ou em determinada região, país, etc. A taxa de mortalidade é calculada dividindo-se o número de pessoas mortas pelo número de habitantes.

Fecundidade: é a capacidade de reprodução de determinada sociedade. A taxa de fecundidade é calculada dividindo-se o número de filhos nascidos pelo número de mulheres entre 15 e 49 anos, numa determinada população.

Nesta fase da vida em que, conforme foi apresentado no início desta matéria, a busca por qualidade de vida vem aumentando cada vez mais. Porém, o que significa “qualidade de vida”?

Qualidade de vida é um termo que vem sido constantemente usado desde os meios acadêmicos, até mesmo em nosso cotidiano. É uma área de grande interesse da Medicina, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, assim como do Marketing, da Economia e de outras áreas direta ou indiretamente relacionadas ao ser humano e ao seu bem-estar. Todos querem qualidade de vida ou “QV”, independente de sua idade, raça, religião e meio sócio-cultural. E, felizmente, isto é possível.

Apesar de não haver uma única definição para QV, algumas merecem destaque, como a da Organização Mundial da Saúde que define qualidade de vida como:

“A percepção que o indivíduo tem de sua posição na vida dentro do contexto de sua cultura e do sistema de valores de onde vive, e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. É um conceito muito amplo que incorpora de uma maneira complexa a saúde física de uma pessoa, seu estado psicológico, seu nível de dependência, suas relações sociais, suas crenças e sua relação com características proeminentes no ambiente”.

Cuidados dentro de casa

Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% dos idosos caem dentro de casa. Apesar de especialistas afirmarem serem normais essas quedas, devido a deficiência deperda de equilíbrio e muscular, falta de exercícios físicos, reações de medicamentos, doenças crônicas como Alzheimer e Osteoporose, inadequações de mobília, objetos e iluminação residencial. Porém elas podem causar graves lesões, traumas físicos e psicológicas.

A OMS apresenta ainda um quadro relativo à queda de idosos. Segundo a pesquisa, mais de um terço, das pessoas idosas, cai pelo menos uma vez ao ano, sendo: 33% nas próprias residências e 50% nas instituições para idodos. Destes, cerca de 42% estão acima dos 70 anos.

Para um idoso saudável ter qualidade de vida várias questões são envolvidas como bom convívio social, contato com a família, além de fundamental participação do governo através de políticas públicas específicas à pessoa idosa. O estudo da qualidade de vida do idoso vem ocupando lugar de destaque, pois os avanços na medicina contribuíram para o aumento na expectativa de vida e no contingente de idosos.

Uma das principais causas de acidentes domésticos com idosos é a fraqueza muscular. A prática de exercícios físicos depois dos 60 anos são recomendáveis. Porém, é preciso avaliação prévia de um médico especialista e um fisioterapeuta para que, juntos, possam indicar o exercício mais adequado para o caso. Os exercícios ajudam a fortalecer a musculatura e dão mais segurança ao idoso.

Atitudes que dão certo

  • Casa térrea ou com o quarto em andar de baixo, diminuindo as subidas e descidas de escadas, evitando, assim, quedas e fadiga.
  • Piso antiderrapante 
  • Adaptar corrimão nos corredores e outros locais da casa por onde o idoso costuma transitar, barras de apoio de mão nos sanitários, proporcionando maior autonomia aos idosos.
  • Ambientes bem iluminados
  • Interruptores de fácil acesso 
  • Destacar degraus das escadas em cores vibrantes ou outras formas que chamem atenção para altura, distância para que possam evitar acidentes
  • Regular altura da cama de forma que facilite o apoio dos pés no chão. 
  • Evitar cobertores ou colchas muito compridos para evitar que o idoso tropece ao levantar.
  • Fixar os móveis à parede para que, em caso de apoio, não se desloquem com facilidade.
  • Adapte as cadeiras com braços laterais de apoio e encosto.
  • Evitar tapetes ou trocar por tapetes antiderrapantes.
  • Adapte as maçanetas de portas, gavetas, armários de fácil manuseio para que tenham fácil manuseio
  • Evitar portas trancadas.
  • Adapte os armários para fácil acesso
  • Evitar pisos e locais desnivelados ou irregulares
  • Adaptar cantoneira e protetores de quinas de móveis
  • Evitar objetos e fios de equipamentos eletroeletrônicos espalhados pelo chão 
  • Calçados antiderrapantes.
  • Utilizar sabonete líquido, para evitar que seja preciso abaixar-se para pegar
  • Deixar telefones úteis com fácil visualização e acesso

Independente da idade é importante procurar sempre melhorar a qualidade de vida buscando saúde, não somente a ausência de doenças. De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde “um estado de bem-estar físico, mental, psicológico e espiritual”.
Alguns fatores podem dificultar a qualidade de vida, tais como problemas financeiros, de saúde e outras limitações, porém, é importante buscar alternativas possíveis, sempre respeitando as potencialidades e limitações de cada um, seja ele criança, adolescente, adulto ou idoso.

 

Fontes:

  • SP – Saúde em Pauta
  • Envelhecimento Ativo - Uma política de saúde / World Health Organization. Tradução Suzana Gontijo. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005.
  • VIEIRA, E. B. (1996). Manual de gerontologia: um guia prático para profissionais, cuidadores e familiares. Rio de Janeiro, RJ: Revinter.
  • Luciene Miranda – Qualidade de vida e envelhecimento da população
  • Jornal Folha de São Paulo (29/04/2011- Censo 2010 aponta envelhecimento da população brasileira, matéria de Pedro Soares e Carolina Matos)

Publicado por Beckhauser em 21/01/2012 às 23h11
 
21/01/2012 12h49
Plantar e colher flores, atos que causam prazer.

O conhecimento na área da jardinagem nos proporciona prazeres indiscritíveis no plantio e na colheita das flores.

Com a seleção de espécies diversas, temos condições de selecionar nossas espectativas desde o plantio das sementes, do nascimento das plantas, de todo cuidado no preparo da terra e na conservação da umidade e quantidade de luz solar conforme a espécie da planta selecionada.

 

Mas o momento de maior espera e emoção está na abertura das flores.  Tempo de espera e espectativa na constante busca de novas cores e matizes múltiplas. É um momento mágico, é um milagre e um grande magia da natureza.

As flores e plantas ornamentais podem embelezar qualquer jardim com suas cores e odores, em alguns casos durante longos períodos. Existem diferentes grupos com características bem definidas, como o porte, a época e quantidade de floração, ou o tamanho e forma das flores.


 Quando  escolhemos uma variedade, devemos levar em conta o nosso objetivo. Porém, existem algumas normas gerais que são aplicáveis a todos os tipos de plantas e flores:

a)  Exigem exposição ao sol ou necessitam de sombra?
b) Devem permanecer em lugar livre de vento mas com boa ventilação ou requerem locais mais sombrios?
c)  Suportam  qualquer tipo de solo, desde que tenha uma boa drenagem ou gostam de locais mais úmidos?
d) Necessitam de abundante matéria orgânica, como esterco, húmus, etc. ou preferem um solo mais pobre e arenoso?

Existem outras análises e há muita literatura nesta área em livros específicos, em cursos e na internet.

Valorize a NATUREZA e usufrua de sua magia...

VIVAM AS FLORES!

 


Publicado por Beckhauser em 21/01/2012 às 12h49
 
 
11/01/2012 12h06
E o tempo passa... E a MAIORidade chega...

 


 

E o tempo passou.
A vida seguiu.
E o registro ficou.
A movimentação diária nos dá oportunidade de fazer com que não tenhamos a percepção do contínuo passar dos dias, dos meses e dos anos.

Momentos rápidos que muitas vezes, a lembrança, nos deixa órfão.

Felizmente, temos meios para relembrar nossa passagem terrena através de uma tecnologia que faz a nossa memória se ativar. E desta maneira  os momentos passados surgem em nossos pensamentos de forma intensa.

Fotografias e filmes (vídeos) fazem parte do nosso cotidiano e nos propiciam múltiplas lembranças.

E o tempo passou...

E foi registrado nestas fotos e neste vídeo.

A MAIORidade chegou...

http://www.youtube.com/watch?v=hI7V0JoCal0

Miniatura
Mírian de Borba Beckhauser - 60 anos - Restaurante Moinho da Oma labeckhauser 13 visualizações Mírian de Borba Beckhauser - 60 anos - Restaurante Moinho da Oma
 - Joinville - SC - Brasil
Beckhauser
Enviado por Beckhauser em 11/01/2012
Código do texto: T3434434


Em 2011, o aniversário foi assim:
http://www.youtube.com/watch?v=bx_luhJy_bo


 


Publicado por Beckhauser em 11/01/2012 às 12h06
 
06/01/2012 23h43
Idéias sem compromissos. Inventadas, encontradas em algum canto ou na Internet...
Sugestões para o mudanças de comportamento no ANO NOVO.
Idéias sem compromissos. Inventadas, encontradas em algum canto.
Idéias sem compromissos.  Inventadas,  encontradas em algum canto ou na Internet...

 
Trocar de profissão - Se você está "enojado e enjoado"  de sua profissão, peça para as forças cósmicas para que outros afazeres remunerados façam, a partir do próximo ano, as tarefas do seu dia a dia, com prazer e satisfação. 
  Pois Afinal, você não é eterno e mudar para o seu bem, é uma necessidade imediata.

Riqueza - Peça, encarecidamente aos deuses da Fortuna,   para que você seja  rico pelo menos um dia, pois ser pobre todos os dias já é uma constante em sua vida.

Trocar de mulher - Se sua mulher já está meio passada, mais enjoada que o de sempre, está na hora de você trocá-la por uma mais atualizada, mais novinha, mais fogosa. Mas hoje há igualdade entre os sexos.
 

Será! Ela pode trocá-lo pelo seu personal trainer. Afinal, você já não está lá grande coisa nada.
  Como dizia Cícero em seu livro “De Natura Deorum”: Broxatus est, aleluia!

Tabagismo – Se você parou de fumar, retorne ao cigarro. Lembre-se de que os impostos do cigarro, em torno de 80%, constroem estradas que são como tapetes para você poder passear com seu carro. Na fumaça que se evola de seus pulmões, veja a quantidade de hospitais que poderão ser construídos, inclusive um para sua internação mais tarde. Eu sugiro de 30 a 40 cigarros por dia.

Alcoolismo - De modo semelhante ao cigarro, os impostos sobre as bebidas alcoólicas são uma paulada. Beba bastante e você dará sua contribuição para a construção de hospitais psiquiátricos - inclusive um só para você. Eu aconselho de três a quatro porres por semana. É ótimo para curar dor de cotovelo e chifrudice explícita.

Estudos – Se você ainda está estudando, largue os estudos. Você está com 20 anos e ainda não conseguiu terminar o primeiro grau por perseguição dos professores. Você vai vencer na vida sem estudar. Basta espelhar-se  num tal Lulla lá... . Não é mesmo!

Cornualha - Dê um passeio pela Cornualha – terra dos cornos - e aconselhe-se com o Príncipe Charles. Ele freqüenta aquela região há bastante tempo.  E lembre-se de que chifre não existe: alguém é que pôs esse enfeite em sua cabeça.

Alimentação - Coma de tudo e bastante. Picanha, maçã de peito, feijoada e outros acepipes. Não se preocupe com colesterol. Ele não existe, trata-se de uma lenda inventada pelos médicos e nutricionistas. Nem se preocupe também com sua saúde. Deixe para os médicos, para isso eles estudaram.

Mudança de atitude – Você poderá aproveitar o novo ano que se inicia para sair do armário. Afinal de contas você gosta muito da canção Over de Rainbow - ícone dos gays de todos os tempos. Assuma, saia por aí, solte a franga. E seja feliz!
 

Depressão - Deprima-se em paz.  Não deixe que ninguém atrapalhe sua depressãozinha. É um direito inalienável que assiste a você. Ponha pra fora do seu quarto todo mundo que quiser lhe dar conselhos sob a forma de papo-cabeça e outras baboseiras.  De preferência deprima-se com um copo de bebida numa das mãos, na outra um cigarro e uma musiquinha de corno.
 

Pobreza - Peça aos deuses que deixem você ser pobre pelo menos um dia.  Pois você está cansado de ser pobre todos os dias do ano.

Morte prematura - Mesmo que você tenha mais de 100 anos, reze para que a morte não seja prematura.  Pois se morrer, não poderá pedir e reclamar mais.

Troca de sexo - Se você estiver insatisfeito com seu sexo, mude,  sem preconceitos.   Afinal, amor e prazer não importam por onde entram.

Viagens internacionais - Se você nunca viajou para outros países e se viajou mas deseja conhecer alguns ainda não visitados, não perca tempo.  Viaje.  Se não tiver condições financeira, peça aos deuses da FORTUNA para ajudá-lo
e tenha a certeza que eles poderão lhe fornecer todas as
rotas internacionais, ao menos virtualmente.

Acreditar em sonhos - Se você não acredita em seus sonhos, deixe de ler estas idéias aqui escritas e escreva você outros pensamentos nos quais  você possa acreditar.  E acredite!   E sonhe!  ...



 


 

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

 


Publicado por Beckhauser em 06/01/2012 às 23h43



Página 77 de 248 « 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 » «anterior próxima»

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
www.laerciobeckhauser.com (Lalá do Brasil) = LBW Labeck