www.laerciobeckhauser.com http://br.youtube.com/labeckhauser

LAÉRCIO  BECKHAUSER =  LBW +  Cosmos Brasil World

"Conhecimento é poder"  - Leia os textos! - LBW =  Beckhauser agradece!!!

(Lalá do Brasil) Labeck = LBW
Meu Diário
07/10/2011 16h08
O Fritz da Fenachopp - Dr. Alberto Holderegger

 

Fritz não é quem você pensa que é

Meses viajando pelos lugares mais bonitos do Brasil. Hotéis luxuosos, festas com muita bebida, comida ótima, gente bonita e alegre compõem o cenário do dia-a-dia das privilegiadas pessoas que trabalham com o turismo.  Conhecer, conviver e até tocar e cantar com personalidades como o Caçulinha, o Baixinho da Kaiser, Emerson Fittipaldi, Xuxa, Sérgio Reis, Almir Sater ou ainda Nelson Piquet. Foi isso que a vida reservou para o Fritz, de Joinville, uma das figuras da cidade mais conhecidas no restante do país.
Com a criação da Fenachopp, festa que se divulga como típica da cultura e gastronomia alemã, os personagens Fritz e Frida se transformaram no símbolo maior desta que é tida como a segunda maior das festas de outubro em Santa Catarina.  A primeira ainda é a Oktoberfest, de Blumenau.
Anualmente a Fenachopp elege a sua rainha, em outubro. Moças e mulheres lindas disputam o cedro e a coroa para representar a Festa e Joinville. Mas o Fritz é sempre o mesmo, reina único e absoluto, a cada ano com uma nova rainha e outras lindas princesas: Alberto Holderegger, músico, cantor, alegre,
fanfarrão, mas que também é, nas horas de folga, um cidadão convencional e com muitos ‘segredos’ quase escondidos.


Alberto Holderegger

Primeiras revelações
Durante a Fenachopp o endereço oficial do Fritz é a Expoville e ele tem um, vamos dizer assim, tutor: Laércio Beckhauser, o ‘pai da Festa’. Mas quando acabam os compromissos com o turismo, o Fritz volta a ser o Alberto Holderegger, 55, morador, há 45 anos, da rua Albert Einstein, 119, bairro América.
Em Joinville, mora há 50 anos, quando veio com o pai, de Brusque, SC, cidade onde nasceu e que é nacionalmente conhecida pelo turismo religioso da Igreja Nossa Senhora de Azambuja. “Sempre que volto à Brusque rezo e bebo a água benta da gruta”, afirma Fritz. Dezenas de milagres são creditados à Santa e à água que brota das pedras na gruta ao lado da Igreja. Então, não é só chope, nem só festa. A religiosidade está muito presente na família do Fritz.
Mas, antes de ser ícone e símbolo vivo da Fenachopp, ele já era membro da família que iria protagonizar uma parte da história do estado de Santa Catarina.



Segundas  revelações
O Fritz é filho de um dos fundadores da Fábrica de Geladeiras Consul Ltda. É, talvez a história da empresa deva ser recontada. A oficina que iniciou a produção das geladeiras, que na época eram caixas para conservar o gelo, tinha três sócios, conta o Fritz. O inventor das águas dançantes, Rudolf Stutzer  e Oscar Bachmann, já falecidos, e o único ainda vivo: Guilherme Holderegger, pai do Fritz. Quando a oficina começou a produzir as geladeiras à querosene, a Lojas Freitag comprava quase toda a produção. “Então o falecido Wittich Freitag convidou os três para mudarem a fábrica para Joinville e propôs ser sócio do empreendimento”, revela Alberto Holderegger. Nascia a Consul S.A.
O inventor Rudolf Stutzer também era padrinho do menino que um dia seria o Fritz que há quase dez anos é também o principal personagem das piadas publicadas no jornal “O Vizinho”. Dezenas delas podem ser lidas no sítio www.ovizinho.com.br. É só clicar em piadas ou ler nas edições impressas do jornal.

Terceiras revelações
O Fritz não é descendente de alemão. O pai nasceu na Suíça.
O advogado, Alberto Holderegger, formado pela Escola de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí, atual Univali, desde julho de 2000 é Cônsul do Consulado da Suíça (433-1957) em Joinville. Casado com Heidy Holderegger (que não é a Frida), têm dois filhos e, prepare-se, o Fritz já é ôpapa, tem uma neta. “A Júlia tem dois anos. É a futura Miss Lages, ou a rainha da Festa do Pinhão”, avisa, orgulhoso, o vovô.
Dono de uma bela voz, Alberto Holderegger canta em casamentos, anima festas e já participou de muitos festivais. Tem vários prêmios com a música e um compacto duplo que gravou para a Festa das Flores, no passado. Agora, está vibrando com os amigos que compõem o grupo Harmônicas de Joinville, de sete integrantes. Em breve será lançado o primeiro CD, Só harmônicas. Ele toca, vineta (harmônica grande de acordes) e poliphônica (harmônica de efeitos).

Fonte:

http://www.ovizinho.com.br/jor01/j0239202.htm


Publicado por Beckhauser em 07/10/2011 às 16h08
 
06/10/2011 11h00
A riqueza da nossa língua portuguesa.

Nossa língua portuguesa é rica.


 

Riqueza vocabular do português.

A moral no mundo celtíbero, com a religiosidade cristã-judaica prevaleceu por muitos anos no linguajar popular de muitos povos ocidentais.

A língua portuguesa possui palavras que exprimem momentos diversos, conforme o posicionamento do substantivo ou de outras formas de interpretações de uma mesma palavra.

Vejamos o que circula pela internet:



A riqueza da língua portuguesa.

 

- Filho da puta é adjunto adnominal, quando a frase for: ''Conheci um político filho da puta".

- Se a frase for: "O político é um filho da puta", daí, é predicativo.

- Agora, se a frase for: "Esse filho da puta é um político", é sujeito.

- Porém, se o cara aponta uma arma para a testa do político e diz: "Agora nega o roubo, filho da puta!" - daí é vocativo.

- Finalmente, se a frase for: "O ex-ministro, Alfredo Nascimento, aquele filho da puta, desviou o dinheiro das estradas" daí, é apôsto.

Que língua a nossa, não?!!! 

Agora vem o mais importante para o aprendizado. Se estiver escrito: "Saiu da presidência em janeiro e ainda se acha
 
presidente."  O filho da puta é sujeito oculto... 

E para concluir:

Talvez você não saiba qual  foi o "filho da puta" que criou este texto mas conhece muito bem o "filho da puta" que está lendo.... rs!

E se repassar este texto, esta corrente "filha da puta", jamais irá terminar...
Viva a vida!
Beckhauser
Enviado por Beckhauser em 06/10/2011
Reeditado em 06/10/2011
Código do texto: T3260769


 

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (www.laerciobeckhauser.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

 


Publicado por Beckhauser em 06/10/2011 às 11h00
 
05/10/2011 09h22
FENACHOPP de Joinville (SC), informações e dados adicionais.


FENACHOPP de Joinville (SC),

informações e dados adicionais.

Em maio de 1984, foi lançado em Santa Catarina um livro sobre Cerveja caseira onde havia uma declaração do autor que Santa Catarina iria se tornar a Bavária Brasileira em relação da produção de cervejas artesanais (caseiras) e festas populares tipo da Oktoberfest de Munique (Baviéra), Alemanha.

 Primeiro livro de cerveja caseira publicada na língua portuguesa, no mundo.

Em meados do ano de 1984, o Secretário Municipal de Turismo de Blumenau, Sr, Pedro Nunes,  após uma conversa em viagem internacional (Orlando - USA), com o autor do livro do Livro de "O MUNDO DA CERVEJA CASEIRA E OUTRAS BEBIDAS", Laércio Beckhauser, dialogaram sobre as possibilidades de incrementar o turismo do Vale do Itajaí ficando deste encontro a sugestão de fazer também em Blumenau uma grande festa de outubro, como uma réplica da festa alemã, conhecida pelos imigrantes germânicos que cultuavam suas tradições origininais no Vale do rio Itajaí.

Em outubro de 1988, começou a primeira grande festa de outubro de Santa Catarina, nos pavilhões da PROEB de Blumenau, após uma grande enchente do rio Itajaí Açu, que inundou  a cidade. 

Choppemduzia (Concurso)

 

Primeiro Bierwagen nas ruas de Joinville com o Fritz e a Frida (1988)

Com o sucesso e a repercussão deste evento popular, cidades como Itajaí, Brusque, Rio do Sul, Jaragua do Sul resolveram fazer suas festas populares neste mês de outubro.

Em 1988, com o apoio do governo municipal de Joinville, na gestão do prefeito Wittich Freitag, duas entidades sem fins lucrativos de Joinville, CLUBE DE ORATÓRIA E LIDERANÇA DE JOINVILLE (COL-JOINVILLE) e Lions Clube Cidade de Joinville, elegeram o representante e empresário Laércio Beckhauser, para coordenar e comandar a primeira FENACHOPP - Festa Nacional e Internacional da Cerveja e do Chope.

Ficou conhecida como  "Fenachopp de Joinville" e sempre teve como objetivo seguir os passos da festa realizada em Blumenau e com características regionais do Norte de Santa Catarina.

         Última rainha da Fenachopp(2003) com as princesas e os Fritz da Festa.

Mais de duas milhões e quinhentas mil pessoas passaram pelos pavilhões da Expoville, local sede do evento em todas edições que foi realizada de 1988 até o ano de 2003, consecutivamente.

 Cultura e tradição germânica da RUA DAS PALMEIRAS em Joinville

Era considerada a maior festa de outubro de Santa Castarina em dias consecutivos, pois começava um dia antes da Oktoberfest de Blumenau e terminava um dia depois do encerramento do evento blumenauense.

                   Bierwagen (distribuia chope gratuito nas ruas de Joinville) .

Vídeos no youtube:

Nestes vídeos há a possibilidade de uma análise mais detalhada deste evento que marcou o calendário das festas de outubro de Santa Catarina e de Joinville, por mais de uma década.

a) HISTÓRIO E REPORTAGENS com dados +++

http://www.youtube.com/watch?v=JTnHAVgDPb0

 

ESTES DADOS ESTÃO PUBLICADOS NO VÍDEO DO YOUTUBE:

Fenachopp
Tem como objetivo preservar as tradições dos imigrantes alemães e mostrar a hospitalidade e a alegria dos moradores da região. Como nome já diz, muito chope para animar os visitantes.
...
Em Joinville, realiza-se a FENACHOPPMUSIKUNDTANZ Festa Nacional e Internacional da Cerveja, Música e Dança. Entre as principais atrações da Fenachopp estão o concurso nacional de tomadores de "choppemdúzia" (assim mesmo, escrito tudo junto), o concurso de degustação de cervejas nacionais e internacionais, ("Degustabier"), a maratona do barril, em que os participantes correm algumas centenas de metros carregando nas costas um barril de madeira de 23 quilos e o "Choppwagen", o carro do chope.
...
Fenachopp é a Festa Tradicional do Chope, que se realiza na cidade de Joinville, DESDE 1988, sempre no mês de outubro. A próxima edição será REALIZADA APÓS DECISÃO JUDICIAL. A festa está suspensa temporariamente. Está sendo discutida no Forum de Joinville, pois os organizadores (AFABE) tinham feito a reserva dos pavilhões da Expoville e estes foram indevidamente ocupados pela Promotur e Shirbes. A Fenachopp faz parte do Circuito das FESTAS DE OUTUBRO DE SANTA CATARINA - BRASIL. MAIS DE TRÊS MILHÕES DE PESSOAS PARTICIPARAM DESTE EVENTO EM SUAS SUCESSIVAS EDIÇÕES.
(Em novembro de 2009 houve um acordo judicial, no Forum de Joinville entre os promotores do evento e em 2010, para o mês de outubro já foram reservados os pavilhões da Expoville, na PROMOTUR/PMJ, para reativar este evento e/ou outro similar na cidade de Joinville - SC).

Obs.: Como ainda os pavilhões da Expoville estão em reforma e não oferecem a infraestrutura adequada para uma área de alimentação necessária pela grandiosidade deste evento ou algo similar, os promotores estão analisando a continuidade desta festa popular.

 

b) Nossa História (TV Esperança de Joinville - Vídeo)

http://www.youtube.com/watch?v=kx9kM4WUjLY

Série de programetes exibidos na TV Brasil Esperança em 2006.
Tema: Fenachopp
Reporter: Danielle de Oliveira
Imagens: Ednei Fernando
Edição: Anderson A. Alberton

 

c) Joinville FENACHOPP 2 - História e vídeos - 2001

Dados adicionais do SBT e Jornal A Notícia

...

A repórter, vendo as imagens da festa afirma:

"É QUE FESTA QUE ELES FIZERAM, HEIN! ..."

 

http://www.youtube.com/watch?v=zRNDJAp4Oy8

 d) Rainhas da FENACHOPP e MÚSICAS da FENACHOPP (MARCHA e +++)

http://www.youtube.com/watch?v=SFlFYQei1xg

...

E a pergunta que muitos fazem?

E  Fenachopp vai voltar?

Responde-se com a frase alemã:

Alles zu seiner Zeit!  (Cada coisa ao seu tempo!)

     E esperamos que Joinville tenha mais CONTEÚDO em sua administração municipal e que possa Joinville ter o brilho com uma grande festa popular rememorando as tradições germânicas de muitos imigrantes e seus descendentes que optaram em viver no solo catarinense há mais de um século. 

 

E isto independe do mês e da data de realizarmos uma GRANDE FESTA POPULAR EM JOINVILLE com características culturais dos nossos imigrantes  do passado e  dos atuais moradores  nesta importante cidade catarinense que é denominada como  Joinville.

 

www.laerciobeckhauser.com

laerciobeckhauser@gmail.com


 

 Último outdoor anunciando o baile da Rainha da Fenachopp...2003...
....

 



 



Publicado por Beckhauser em 05/10/2011 às 09h22
 
19/09/2011 12h26
Festa da Polenta em Joinville - SC - "LA BELLA POLENTA"

Belos momentos e muita alegria...

Há tempo queria fazer um filme com esta tradição italiana.


Polenta feita no forno de lenha, tradicional entre os imigrantes e descendentes de italianos no Brasil.


Eles cantam Merica, Merica, Merica e La Bella Polenta...
 

elos momentos e muita alegria...

Tive a oportunidade de fazer a filmagem ontem, na tradicional festa da polenta no bairro Vila Nova, aqui em Joinville, nos galpões da Igreja Santo Antonio, área rural, na Rodovia do Arroz.

Pessoal alegre... e feliz!
 

 

A comunidade participa e o "pessoal da cozinha, canta junto com o coral, quando está trabalhando..."
 

E com alegria estampada nas faces dos cozinheiros e cozinheiras, todos voluntários e participantes da comunidade rural de Joinville.

"Bella polenta e bella festa!"

Tradição italiana dos descendentes dos imigrantes italianos no Brasil e em Joinville.
Polenta feita no forno de lenha - na área rural da Vila Nova - em Joinville -  nos galpões da Igreja Santo Antônio.


a)
 

 


Publicado por Beckhauser em 19/09/2011 às 12h26
 
16/09/2011 22h20
Minha "Volgelhaus" = Casa de pássaros

 

Invasão na minha "Vogelhaus...

...
Os pássaros invadiram...
Sim, chega a primavera e eles se aninham, se acasalam e procuram um local para perpetuar sua espécie...
E a " Vogelhaus" foi invadida...

Publicado por Beckhauser em 16/09/2011 às 22h20



Página 82 de 248 « 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 » «anterior próxima»

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
www.laerciobeckhauser.com (Lalá do Brasil) = LBW Labeck